3º Encontro de Provedores de Internet será realizado em Brasília

Fórum discutirá alternativas para infraestrutura do setor com vistas a aumentar a qualidade dos serviços e reduzir custos para o consumidor final. O evento ocorrerá na sexta (6/04), no Coco Bambu Restaurante, a partir das 19h. 

aspro

Por Dida Brasil

Dados divulgados em fevereiro deste ano pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad C), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) dão conta de que o Brasil fechou 2016 com 116 milhões de pessoas conectadas à Internet, o equivalente a 64,7% da população com idade acima de 10 anos.

Contudo, embora as estatísticas tenham aumentado, confirmando o Brasil no quarto lugar do ranking mundial de usuários de Internet, sendo o DF a unidade que mais navega há, ainda, segundo a pesquisa, mais de 63 milhões de pessoas que se mantêm off-line seja por não saber usar as ferramentas online ou por achar o serviço caro, sem contar as inúmeras localidades não alcançadas pela rede.

Fator de desenvolvimento econômico e social no mercado globalizado o acesso a tecnologia e informação são essenciais ao crescimento do país. A internet é ferramenta fundamental às atividades produtivas de todos os segmentos desde a indústria e comércio à prestação de serviços, passando pelo lazer, entretenimento e pesquisa.

Em mais de 20 anos de Internet, embora distante dos países que se destacam pela velocidade de navegação, o Brasil tem atuado na democratização dos serviços, principalmente por meio do trabalho dos Provedores de Internet que têm papel extremamente relevante no processo de difusão do acesso à web.Contudo, os desafios do setor são imensos e passam pela dificuldade de crédito bancário para focar em desenvolvimento de novas tecnologias para expansão da rede e navegação, maior abrangência do alcance populacional, além da falta de regulamentação mais moderna para minimizar custos e burocracias relativas ao serviço de telefonia e de energia elétrica.

Visando a busca de alternativas  para melhor estruturar o segmento, esses e outros assuntos serão debatidos no 3º Encontro de Provedores de Internet que reunirá empresários do Distrito Federal e Goiás, na próxima sexta-feira (6/04), em Brasília. O evento promovido pela Associação de Provedores do Brasil (Aspro BR), em parceria com a Casa do Wireless, do empresário Wilson Salgado, idealizador do projeto, tem como objetivo unir pequenos e médios provedores em busca de soluções rápidas para fomentar a infraestrutura do setor.

Atualmente, os Provedores de Internet (ISP – Internet Services Providers) já respondem por mais de 20% do mercado de acesso à Internet e absorvem grande parte da produção dos fabricantes de equipamentos. São mais de 4,5 mil empresas atuando no setor, das quais mais de 500 estão instaladas no DF e Goiás, empregando milhares de pessoas e apresentando novos serviços e tecnologias aos usuários de Internet.  Os ISP operam não apenas com o acesso à Internet, mas viabilizando toda a infraestrutura necessária para que o sinal chegue aos lares brasileiros. Sem os provedores de Internet, dificilmente a conexão seria o que é hoje.

 

SERVIÇO

3º Encontro de Provedores

Data: Sexta-feira – 06 de abril de 2018;

Local: Restaurante Coco Bambu – Lago Sul;

Programação: Workshop e jantar

Palestra: Impostos e Planejamento Tributário – Com o especialista em finanças e Legislação Tributária, Marcos César Carneiro da Mota, da APTC Contabilidade. Formado em Ciências Contábeis, Direito e Teologia; pós-graduado em Direito Tributário e Finanças Públicas com vasta experiência em soluções contábeis, há mais de 25 anos, atuando como professor universitário, consultor empresarial, auditor e perito judicial na Justiça Federal do Distrito Federal.  Coach pela Florida Christian University, tem atuado no Programa de Inteligência Emocional Financeira. É presidente do Grupo APTC e CEO do Grupo Inteligência, autor dos  livros Retenção de Tributos Pelos Órgãos e Entidades da Administração Pública e o Seja Feliz Financeiramente.

 

Palestra: Soluções de IPTV – Com o Analista de Sistemas, Antonio Pedrosa, da Carief, organização com know-how em IPTV e OTT. Formado em Análise de Sistemas pela Universidade Braz Cubas com mais de 25 anos de experiência em pré-vendas, desenvolvimento comercial e negociação. Atuando em mercados de alta tecnologia e telecomunicações em território nacional.

Comentários

Sobre o Autor /


Assine nossa Newsletter

Receba informações sobre a #RevistaVIU e fique por dentro das principais novidades.
Fundada em 2010 pela Alquimia Editora e Comunicação, A REVISTA VIU? atuante nos segmentos de moda, beleza, saúde, gastronomia, arquitetura, qualidade de vida, entrevista, roteiros, turismo, negócios e tecnologia vem se despontando como um grande canal de comunicação entre o público A, B e C+ atua no Planalto Central, Brasília, Pirenópolis, Anápolis, Posse, Formosa, Chapada dos Veadeiros, Alto Paraiso, Vila de São Jorge, Teresina de Goiás, Cavalcante e Goiânia.

Av. Valeriano de Castro, n° 119, Sala 01 - Galeria Santo Estevão

(61) 99676 3908

revistaviu@gmail.com