Claudio Minotti

Claudio Minotti

Cotidiano simples e luminosidade são as principais características das maravilhosas obras desse artista que é um dos mais renomados do Brasil.

Tatiane Di Passos

Vento frio no fim de tarde em Pirenópolis. Em um das ruas badaladas da cidade, em meio a restaurantes, uma loja toda charmosa e colorida chama atenção. A iluminação permite identificar na Retrô-Ativo, especializada e diferenciada, a decoração, as peças exclusivas, e a exposição de um dos maiores artistas brasileiros, Claudio Minotti.

Uma taça de vinho e a conversa fluiu, no melhor estilo natural do interior. Cercado por suas telas, Minotti contou um pouco de seu cotidiano e revelou como, ao longo dos anos, foi construindo a relação com a simplicidade nas lembranças, que inspira muitos artistas, mas onde poucos têm condições de explorar. A sua arte traduz os constantes deslocamentos, registrando paisagens diversas. Claudio trabalha a poesia nas cores, na temática de seus quadros, sempre focado em dar o tom certo da luz.

Nascido no sul de Minas, o artista teve uma Infância feliz. Chegava a percorrer 18 km para chegar à cidade mais próxima, mas andava bastante feliz. Com 4 anos de idade o pai muito habilidoso comprou uma camionete. De um lado a fé em Nossa Senhora Aparecida, do outro a produção de peças e escapamentos, já que o carro necessitava de reparos. O pai então pediu para o menino colorir os desenhos das peças que esboçava, alertando o filho a pintar com sensibilidade.

No colégio, na época de ginásio, fazia desenhos gráficos e artísticos, com pinturas espontâneas e passou a dar aos amigos. Pintava com tintas em tubos pela metade, não sabia que secava rápido. Através do degrade, encontrava o tom de luz ideal para suas pinturas, a partir daí passou a andar sempre com a prancheta embaixo do braço.

Para conseguir o sustento Minotti foi trabalhar em uma empresa, inicialmente como decorador. Então começa a divulgar seus desenhos, participando de salões, onde era sempre aceito mas nunca premiado.

Com seus vinte e poucos anos encontrou um grande pintor, Marcos Conterros de Lemos, retratista, que ensinou a comercializar suas obras. Depois disso, surgiram muitos trabalhos, até que veio um americano e comprou tudo…Isso gerou uma sensação horrível, pois o artista sem as obras, não é artista.

Hoje com mais de 5 mil telas espalhadas por todo mundo, Claudio Minotti retrata com precisão cenas cotidianas da vida no campo e impressiona pelo domínio que tem ao reproduzir com os pinceis, a luz que incide em cada paisagem que retrata. “Para mim, o desafio é pintar um quadro irresistível através da luz”, ressalta o artista.

BOX

Em comemoração aos dois anos da loja e galpão cultural Retrô- Ativo em Pirenópolis, acontece até 15 julho a exposição LUZ, COR e PAIX O com os artista Claudio Minotti, a fotografa Eliane de Castro e a artista plástica Vera Michels,

O espaço é dedicado à Cultura na cidade. Um lugar híbrido, capaz de se formatar de diferentes maneiras, se adequando a cada evento. Aberto a novas ideias, a proprietária Katia porfírio, atende e coloca em pratica projetos de interiores, com clientes em várias cidades. O Galpão cultural prestigia artistas locais, funciona de quinta a domingo, sendo mais uma opção de entretenimento, lazer, cultura na cidade, com preferência aos artistas locais. Bem localizada, o espaço está acima da Igreja do Bonfim, meios a restaurantes, pousadas, um charme no centro histórico de Pirenópolis.

O Retrô-Ativo é uma loja que trabalha com várias parcerias na área de decoração de interiores, objetos, tapetes, iluminação, móveis, telas e adornos, peças garimpadas no estilo Retrô.

Comentários

Sobre o Autor /


Assine nossa Newsletter

Receba informações sobre a #RevistaVIU e fique por dentro das principais novidades.
Fundada em 2010 pela Alquimia Editora e Comunicação, A REVISTA VIU? atuante nos segmentos de moda, beleza, saúde, gastronomia, arquitetura, qualidade de vida, entrevista, roteiros, turismo, negócios e tecnologia vem se despontando como um grande canal de comunicação entre o público A, B e C+ atua no Planalto Central, Brasília, Pirenópolis, Anápolis, Posse, Formosa, Chapada dos Veadeiros, Alto Paraiso, Vila de São Jorge, Teresina de Goiás, Cavalcante e Goiânia.

Av. Valeriano de Castro, n° 119, Sala 01 - Galeria Santo Estevão

(61) 99676 3908

revistaviu@gmail.com