Lagolândia, distrito de Pirenópolis realizará entre os dias 6 e 16 de julho sua tradicional Festa do doce. Evento religioso em homenagem ao Divino Pai Eterno, São Benedito e Nossa Senhora do Rosário. Semelhante a Folia do Divino Espírito Santo, realizado em todo o Goiás, mas com um diferencial: a distribuição de doces.
A festa começa com a novena na Igreja matriz e segue para as casas dos poseiros, onde acontecem os leilões, comidas típicas variadas, fogueiras e apresentações musicais.
No primeiro dia do mês de julho começam as preparações dos doces. Nos últimos dois dias de novena, o padre local abençoa as famílias, os produtos utilizados e os doces por elas preparados, e só então começa a distribuição. Depois do almoço os doces são distribuídos a todos os presentes e a fartura é tamanha, que muitos levam para vasilhas com vários tipos de doces para casa.
O povoado tem cerca de 400 habitantes, e no ultimo dia de festa, entre os habitantes é sorteado os novos Imperador, rei e rainha que serão responsáveis por preparar a festa do ano seguinte. Em 2017 é esperado 5 mil visitantes, o que faz com que todos se preparam um ano inteiro para a festa.
História da Festa:
A Festa do Doce de Lagolândia começou após iniciativa de Benedita Cipriano Gomes, mais conhecida como Santa Dica, personagem marcante da história do povoado de Pirenópolis e do Estado de Goiás no início do século passado.
Santa Dica é assim chamada porque ainda na adolescência se tornou curandeira e logo depois profetisa. Para a população local, as curas e profecias da Santa eram verdadeiros milagres.
Conhecida pelo espírito de liderança, Santa Dica dava orientações espirituais aos moradores e visitantes que a procuravam. Além da Festa do Doce, Santa Dica criou no povoado a Associação Feminina de Lagolândia e a praça Benedita Cipriano Gomes, que se tornou o ponto de lazer da comunidade.
Fotos: Tatiane di Passos
Fonte: http://www.opopular.com.br/editorias/magazine/festa-do-doce-atrai-pessoas-de-toda-regi%C3%A3o-1.363469