Filme Dulcina, é premiado com 04 candangos no Festival Brasileiro de cinema de Brasília

A atriz Françoise Forton, que foi capa de nossa edição 31, é uma das atrizes premiadas no Festival Brasileiro de Cinema de Brasília.

O Filme traça a trajetória das principais mudanças  ocorridas no Teatro Brasileiro.  Desde a década de 1930 até os dias atuais, tornando se assim, um dos mais importantes Documentos da História do Teatro Brasileiro.  É inegável  que o Nome Dulcina de Moraes figura entre os principais  nomes do Teatro Brasileiro.  O Filme foi premiado no 52° Festival do Cinema Brasileiro de Brasília.  Recebeu 04 Candangos.

O filme foi produzido por: ONG resgate da Vida, ABA Academia Brasileira de Artes e Veríssimo Produções.

 ● Melhor Filme  de Longa Metragem 

● Melhor  Atriz.

● Melhor Longa Metragem  Juri Popular.

●  Melhor Direção de Arte e cenografia,  para os Diretores de Arte  Úrsula Ramos e Demétrio Pompeu de Pina,  ambos de Pirenópolis. 

Dulcina é um documentário que retrata vida e obra da atriz e diretora de teatro Dulcina de Moraes por meio de depoimentos, imagens de arquivo e reconstituições. O longa também conquistou os prêmios de melhor atriz (Bidô Galvão, Carmem Moretzsohn, Iara Pietricovsky, Theresa Amayo, Glória Teixeira e Françoise Fourton) e direção de arte (Úrsula Ramos e Demétrius Pina) ambos de Pirenópolis, cidade cenário para várias tomadas do documentário, que com suas ruas e casarios contou com vários atores e figuração da cidade, com destaque especial para a participação do ator pirenopolino Itamar Gonçalves.

Bastidores das filmagens em Pirenópolis – Fotos: Tonniany Vieira
Com sua ruas e casarios históricos, Pirenópolis foi o cenários perfeito para parte da produção do filme

SOBRE O FILME DULCINA

Documentário com a duração de 01:33:00 que retrata vida e obra da atriz, diretora de teatro e professora Dulcina de Moraes, através de depoimentos, imagens de arquivo e encenação. Dentre os principais depoentes figuram nomes como Fernanda Montenegro, Nicete Bruno, Ruth de Sousa, Françoise Forton, Emiliano Queiroz, Dayse Lúcide, Theresa amayo, Suely Franco, Murilo Rosa, Ruth de Souza (in memorian) e muitos outros grandes artistas brasileiros que conviveram com ela, além de alunos e funcionários da FBT – Fundação Brasileira de Teatro, criada por ela.

Françoise Fourton e a Diretora Glória Teixeira com o prêmio Candango

Os Diretores de Arte, Úrsula Ramos e Demétrio Pompeu de Pina, que em uma parceria de sucesso vem através dos anos recebendo prêmios e constantes convites para assinarem Longas Metragem de grande relevância para o Cinema Brasileiro, receberão da Diretora Glória Teixeira o Prêmio Candango na Mostra do Filme no Cinema de Pirenópolis. 

Úrsula Ramos e Demétrio Pompeu de Pina (ambos de Pirenópolis) diretores de arte da produção receberão da diretora Glória Teixeira o prêmio Candango nessa sexta feira dia 29 de outubro na mostra do filme no cinema de Pirenópolis em uma noite de glamour e cinema

Boa parte do Filme foi rodado em Pirenópolis, contando com um elenco de mais de 20 pessoas. O Filme foi cenografado nas ruas e casarios que contam a História através da sua arquitetura e preservação da linda cidade Histórica Goiana. 

Pirenópolis,  já recebeu várias produções  de cinema, entre eles o Filme Dois Filhos de  Francisco.

A revista VIU acompanha de perto a produção desse documentário, tendo inclusive em sua edição 31 de outubro de 2018, publicado com foto de capa um especial com a atriz Françoise Forton falando exatamente dessa produção. Confira nas imagens e link abaixo matéria publicada naquela época:

Vida longa à VIU?!
Na capa, a maravilhosa Françoise Forton, que interpreta uma das ‘Dulcinas’, no documentário Dulcina Doce Sina, sobre a vida de #DulcinaDeMoraes, filme de Glória Teixeira, que está sendo gravado em Brasília, com algumas tomadas em Pirenópolis, onde a produção contou com os belos figurinos da loja Dolce Multimarcas, gentilmente cedidos para comporem a história.

Françoise Forton, capa da revista VIU 31, onde relata um pouco de sua felicidade em interpretar Dulcina de Moraes

Comentários

Sobre o Autor /


Assine nossa Newsletter

Receba informações sobre a #RevistaVIU e fique por dentro das principais novidades.
Fundada em 2010 pela Alquimia Editora e Comunicação, A REVISTA VIU? atuante nos segmentos de moda, beleza, saúde, gastronomia, arquitetura, qualidade de vida, entrevista, roteiros, turismo, negócios e tecnologia vem se despontando como um grande canal de comunicação entre o público A, B e C+ atua no Planalto Central, Brasília, Pirenópolis, Anápolis, Posse, Formosa, Chapada dos Veadeiros, Alto Paraiso, Vila de São Jorge, Teresina de Goiás, Cavalcante e Goiânia.

Av. Valeriano de Castro, n° 119, Sala 01 - Galeria Santo Estevão

(61) 99676 3908

revistaviu@gmail.com