A atriz Françoise Forton, que foi capa de nossa edição 31, é uma das atrizes premiadas no Festival Brasileiro de Cinema de Brasília.
O Filme traça a trajetória das principais mudanças ocorridas no Teatro Brasileiro. Desde a década de 1930 até os dias atuais, tornando se assim, um dos mais importantes Documentos da História do Teatro Brasileiro. É inegável que o Nome Dulcina de Moraes figura entre os principais nomes do Teatro Brasileiro. O Filme foi premiado no 52° Festival do Cinema Brasileiro de Brasília. Recebeu 04 Candangos.
O filme foi produzido por: ONG resgate da Vida, ABA Academia Brasileira de Artes e Veríssimo Produções.
● Melhor Filme de Longa Metragem
● Melhor Atriz.
● Melhor Longa Metragem Juri Popular.
● Melhor Direção de Arte e cenografia, para os Diretores de Arte Úrsula Ramos e Demétrio Pompeu de Pina, ambos de Pirenópolis.

Dulcina é um documentário que retrata vida e obra da atriz e diretora de teatro Dulcina de Moraes por meio de depoimentos, imagens de arquivo e reconstituições. O longa também conquistou os prêmios de melhor atriz (Bidô Galvão, Carmem Moretzsohn, Iara Pietricovsky, Theresa Amayo, Glória Teixeira e Françoise Fourton) e direção de arte (Úrsula Ramos e Demétrius Pina) ambos de Pirenópolis, cidade cenário para várias tomadas do documentário, que com suas ruas e casarios contou com vários atores e figuração da cidade, com destaque especial para a participação do ator pirenopolino Itamar Gonçalves.


SOBRE O FILME DULCINA
Documentário com a duração de 01:33:00 que retrata vida e obra da atriz, diretora de teatro e professora Dulcina de Moraes, através de depoimentos, imagens de arquivo e encenação. Dentre os principais depoentes figuram nomes como Fernanda Montenegro, Nicete Bruno, Ruth de Sousa, Françoise Forton, Emiliano Queiroz, Dayse Lúcide, Theresa amayo, Suely Franco, Murilo Rosa, Ruth de Souza (in memorian) e muitos outros grandes artistas brasileiros que conviveram com ela, além de alunos e funcionários da FBT – Fundação Brasileira de Teatro, criada por ela.

Os Diretores de Arte, Úrsula Ramos e Demétrio Pompeu de Pina, que em uma parceria de sucesso vem através dos anos recebendo prêmios e constantes convites para assinarem Longas Metragem de grande relevância para o Cinema Brasileiro, receberão da Diretora Glória Teixeira o Prêmio Candango na Mostra do Filme no Cinema de Pirenópolis.

Boa parte do Filme foi rodado em Pirenópolis, contando com um elenco de mais de 20 pessoas. O Filme foi cenografado nas ruas e casarios que contam a História através da sua arquitetura e preservação da linda cidade Histórica Goiana.
Pirenópolis, já recebeu várias produções de cinema, entre eles o Filme Dois Filhos de Francisco.
A revista VIU acompanha de perto a produção desse documentário, tendo inclusive em sua edição 31 de outubro de 2018, publicado com foto de capa um especial com a atriz Françoise Forton falando exatamente dessa produção. Confira nas imagens e link abaixo matéria publicada naquela época:
Vida longa à VIU?!
Na capa, a maravilhosa Françoise Forton, que interpreta uma das ‘Dulcinas’, no documentário Dulcina Doce Sina, sobre a vida de #DulcinaDeMoraes, filme de Glória Teixeira, que está sendo gravado em Brasília, com algumas tomadas em Pirenópolis, onde a produção contou com os belos figurinos da loja Dolce Multimarcas, gentilmente cedidos para comporem a história.
