I Encontro de Raizeiros e Pajés na Chapada dos Veadeiros

Hoje, 23/07, é o último dia para aproveitar o Encontro, que teve início na quarta-feira, 20.

O evento que compõe uma das ações do Projeto “Raizeiros de Alto Paraíso: Saberes Ameaçados”, tem apoio da SEDUCE-GO (Secretaria de Educação, Cultura e Esporte do Estado de Goiás) e do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros – ICMBio e UnB Cerrado. Tal projeto tem por objetivo resgatar saberes, registrar e divulgar o conhecimento tradicional dos raizeiros da região da Chapada dos Veadeiros e melhor compreender os motivos do abandono da prática por alguns e, da falta de interesse dos jovens no aprendizado desse ofício. 


O Projeto ainda contará com ações em escolas da região (Dia do Raizeiro na Escola), exposições fotográficas no PNCV, introdução dos Raizeiros na Feira de Mudas e Sementes, produção de livreto e DVD, entre outras.
Durante o I ERPCV, a ideia é possibilitar a troca de saberes e fazeres entre raizeiros e pajés, maiores detentores do conhecimento tradicional em plantas medicinais, além de convidados. Além disso, o intuito é divulgar para população local, turistas e principalmente nas escolas, onde haverão exposições itinerantes, a cultura regional dos Raizeiros, Benzedeiras, Parteiras e Rezadeiras, valorizando esse saber tão embasado na conexão e respeito a natureza, e também na fé. 

O I ERPCV que começou no começou no dia 20 de julho termina hoje (23). Durante esses quatro dias contou com a participação de raizeiros, kalungas, parteiras e parteiros, benzedores e benzedeiras, rezadeiras, integrantes da Pastoral da Saúde, e fitoterapêutas convidados. Raizeiros da região como Dona Flôr do Moinho; Tia Remédios do Sertão; Seu Dedé de São Jorge; Tom das Ervas, Dona Luzia, Dona Domingas, Seu Joaquim e Dona Maria, e Dona Páscoa de Alto, além de convidados como Dona Maria Luzia da Cidade de Goiás (“Goiás Velho”), Seu João de Sanclerlândia-GO e outros.

O EVENTO É ABERTO AO PÚBLICO EM GERAL.

Comentários
Marcado com:     , ,

Sobre o Autor /


Assine nossa Newsletter

Receba informações sobre a #RevistaVIU e fique por dentro das principais novidades.
Fundada em 2010 pela Alquimia Editora e Comunicação, A REVISTA VIU? atuante nos segmentos de moda, beleza, saúde, gastronomia, arquitetura, qualidade de vida, entrevista, roteiros, turismo, negócios e tecnologia vem se despontando como um grande canal de comunicação entre o público A, B e C+ atua no Planalto Central, Brasília, Pirenópolis, Anápolis, Posse, Formosa, Chapada dos Veadeiros, Alto Paraiso, Vila de São Jorge, Teresina de Goiás, Cavalcante e Goiânia.

Av. Valeriano de Castro, n° 119, Sala 01 - Galeria Santo Estevão

(61) 99676 3908

revistaviu@gmail.com