Hoje, 23/07, é o último dia para aproveitar o Encontro, que teve início na quarta-feira, 20.
O evento que compõe uma das ações do Projeto “Raizeiros de Alto Paraíso: Saberes Ameaçados”, tem apoio da SEDUCE-GO (Secretaria de Educação, Cultura e Esporte do Estado de Goiás) e do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros – ICMBio e UnB Cerrado. Tal projeto tem por objetivo resgatar saberes, registrar e divulgar o conhecimento tradicional dos raizeiros da região da Chapada dos Veadeiros e melhor compreender os motivos do abandono da prática por alguns e, da falta de interesse dos jovens no aprendizado desse ofício.
O Projeto ainda contará com ações em escolas da região (Dia do Raizeiro na Escola), exposições fotográficas no PNCV, introdução dos Raizeiros na Feira de Mudas e Sementes, produção de livreto e DVD, entre outras.
Durante o I ERPCV, a ideia é possibilitar a troca de saberes e fazeres entre raizeiros e pajés, maiores detentores do conhecimento tradicional em plantas medicinais, além de convidados. Além disso, o intuito é divulgar para população local, turistas e principalmente nas escolas, onde haverão exposições itinerantes, a cultura regional dos Raizeiros, Benzedeiras, Parteiras e Rezadeiras, valorizando esse saber tão embasado na conexão e respeito a natureza, e também na fé.
O I ERPCV que começou no começou no dia 20 de julho termina hoje (23). Durante esses quatro dias contou com a participação de raizeiros, kalungas, parteiras e parteiros, benzedores e benzedeiras, rezadeiras, integrantes da Pastoral da Saúde, e fitoterapêutas convidados. Raizeiros da região como Dona Flôr do Moinho; Tia Remédios do Sertão; Seu Dedé de São Jorge; Tom das Ervas, Dona Luzia, Dona Domingas, Seu Joaquim e Dona Maria, e Dona Páscoa de Alto, além de convidados como Dona Maria Luzia da Cidade de Goiás (“Goiás Velho”), Seu João de Sanclerlândia-GO e outros.
O EVENTO É ABERTO AO PÚBLICO EM GERAL.