Inverno o melhor da temporada no Planalto Central

GOIÁS, PARA DESFRUTAR EM GRANDE ESTILO

Neste período de férias há várias opções de lazer e entretenimento que fazem do inverno uma das estações mais especiais do ano. Ótima gastronomia, esportes, espiritualidade e cultura, é só escolher o lugar e curtir o que a região oferece de melhor.

CHAPADA DOS VEADEIROS

Lugar perfeito para curtir o inverno em verdadeiro “clima de montanha”, a Chapada dos Veadeiros reúne o que há de melhor nesta estação. Aqui o visitante pode curtir esportes ecológicos, a natureza e o charme das pousadas e restaurantes.

Alto Paraíso, porta de entrada para a Chapada, destino escolhido pelo guru brasileiro Sri Prem Baba para sede do Awaken Love e primeira cidade a ter implantados os 17 objetivos de sustentabilidade da ONU. Local preferido de celebridades nacionais e internacionais que buscam equilíbrio para a vida corrida. Com clima quente durante o dia, o local é perfeito para os amantes da natureza, com dezenas de passeios por cachoeiras e trilhas ecológicas.

O frio das noites de inverno é bem propício para degustação de vinhos, chás e cafés. Experimentar a gastronomia, com os especiais pratos regionais e veganos, além dos incríveis menus de renomados chefes, é uma viagem inesquecível aos sabores variados que misturam ingredientes de todos os lugares.

Dicas:

A maioria dos restaurantes e pousadas oferecem terapias alternativas, massagens e tratamentos de bem-estar! Vale a pena conferir!

Não deixe de tomar um café e experimentar as gulodices da Confrária do Café, o melhor ponto de encontro cultural da cidade.

A ESTRADA, ONDE A NATUREZA INTERNA E EXTERNA SE ENCONTRAM

IMG_6855Um dos cenários mais belos do Estado de Goiás está às margens da rodovia que leva ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. O caminho, por si só, já oferece experiência especial pela incrível paisagem do Jardim de Maytrea. São 32 km de vales, paredões e canyons. E é assim, pleno de natureza, que o visitante chega a um dos mais charmosos povoados do Brasil: a pequena São Jorge, descoberta pelos hippies na década de 70, está entre os destinos mais incríveis do país.

Dicas:

Almoçar no Rancho do Seu Valdomiro é uma experiência única. É localizado à beira da rodovia, no Morro da Baleia, extensão de sua propriedade. Ali é possível comprar licores de frutos do cerrado, cachaças artesanais e doces feitos no velho fogão caipira. Além da deliciosa e legítima galinha caipira, o lugar oferece um prato tropeiro e bem goiano, a Matula, feita a base de feijão e carne seca, embrulhada tradicionalmente na folha de bananeira, como era preparada para os tropeiros que passavam dias e noites viajando para carrear bois ou transportar alimentos para o resto do país. Esse caminho é parte da antiga Estrada Colonial, que cortava de Goiás pela Bahia e para outros estados brasileiros.

MELHOR DA NOITE EM SÃO JORGE

Jantar a luz de velas ou se hospedar em uma das mais charmosas pousadas da região são boas pedidas para casais, mas há ótimas opções também para quem preferir dar aquela esticada, nos barzinhos e em toda parte tem música ao vivo e o melhor do forró pé-de-serra acontece na Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge.

Dicas:

Atenção: cuidado com as baixas temperaturas. É importante levar roupas confortáveis e quentes. Reservas devem ser feitas com antecedência, pois a temporada, que começa em julho, é bem concorrida. Não esqueça filtro solar e repelente. Uma lanterna também é bem-vinda. A natureza é intensa na Chapada dos Veadeiros, e os passeios de natureza a melhor parte do programa. Contrate um guia e escolha o seu destino de acordo com sua preferência e condições físicas. Dicas de passeio: Vale da Lua, Raizama e Rio da Lua e Parque Nacional Chapada dos Veadeiros.

Serviço:

Hospedagem: Pousada Casa das Flores, Pousada Trilha das Violetas, Pousada Bambu Brasil e Pousada Baguá. 

Comida: Restaurante da Teia, Restaurante da Nenzinha, Pizzaria Lua de São Jorge, Rio da Lua, Risoteria Santo Cerrado.

São Jorge recebe turistas do mundo inteiro e é um dos mais procurados destinos do Estado de Goiás. Nas ruas de areia da pequena vila desfilam uma gente bonita e descolada. O clima do lugar lembra Arraial d’Ajuda, na Bahia.

ENCONTRO DE CULTURAS

A pequena São Jorge é sede do tradicional Encontro de Culturas Populares da Chapada dos Veadeiros, evento realizado há 15 anos. O Encontro de Culturas acontece este ano entre dias 15 e 30 de julho. Mais informações: www.encontrodeculturas.com.br.

THE BEST – PASSEIO SUGERIDO


Ion-David-0110Tirolesa Voo do Gavião:
um paraíso ecológico que reúne imensa biodiversidade da fauna e da flora do Cerrado brasileiro, a Chapada dos Veadeiros, com suas enormes montanhas, canyons, minas de cristal, rios, córregos, piscinas naturais, corredeiras, cachoeiras e extensos jardins, já pode ser observada em um inesquecível voo de tirolesa. Para essa e outras aventuras, indicamos a empresa Travessia Ecoturismo.

PIRENÓPOLIS: O CHARME RESIDE NO INTERIOR DE GOIÁS

As ruas, os muros, as residências, os restaurantes e a estadia. Tudo em Pirenópolis inspira harmonia. É um verdadeiro oásis no Cerrado brasileiro. Conheça as pousadas exclusivas de um dos destinos mais procurados do estado.

 

CASARÃO VILA DO IMPÉRIO

Casarão com mais de 200 anos, uma relíquia decorada com peças da época. Se hospedar nessa boutique hotel é reviver com muito glamour e sofisticação de um tempo de puro luxo.O Casarão disponibiliza SPA interno, o Refúgio do Império e o Bistrô Capim Santo.

CAVALEIRODOS PIRENEUS

Construída no alto de um vale e cercada por belos jardins, a pousada é referência em estilo, bom gosto e conforto. Localizada a 3km do centro histórico, alia tranquilidade do campo às inúmeras opções de lazer que a cidade e a região oferecem.

POUSADA VILLA DO COMENDADOR


IMG_6855De alto padrão, linda e charmosa, cheia de bom gosto na decoração e com excelente gastronomia, a pousada é um convite ao bem-estar. Com verdadeiro conceito resort, conta com suítes e bangalôs exclusivos, SPA, piscinas de vários tamanhos e formatos, com borda infinita,
jaccuzzi, térmicas, jardins, champanherias, restaurantes, sushi container e pizzaria artesanal. É aquele tipo de lugar com conceito boutique, onde o próprio empreendimento fornece tudo que o hóspede precisa, em um ambiente de muito conforto e requinte.

Dicas:

Nesta região, não deixe de experimentar os vinhos do Cerrado, como o Banderas e Intrépido, que estão entre os melhores do país e são produzidos pela Pireneus Vinhos e Vinhedos e encontrado nos melhores restaurantes e pousadas de Pirenópolis.

Outra boa pedida são as cervejas artesanais: na cidade é possível encontrar várias marcas disponíveis em quase todos os restaurantes do Centro Histórico. Os doces de Pirenópolis estão entre os mais saborosos e famosos de Goiás, por isso é quase uma obrigação experimentar as várias receitas dessas delícias que atravessam gerações, promovendo a subsistência das famílias doceiras.

Recomendação: Dora Doces.

E o pôr do sol? Momento de reflexão e tranquilidade, tendo como a melhor vista a Serra dos Pireneus. Espetáculo dos mais celebrados e belos da região. Vale a pena apreciar em meio à natureza ou mesmo na pequena cidade de pedras.

Gastronomia:

Com mais de 100 restaurantes, Pirenópolis é um convite à boa gastronomia. Para conhecer melhor e fazer sua escolha, procure pelo Guia de Gastronomia Pequi , um roteiro que celebra a diversidade e as cores da gastronomia local e dá enfase aos melhores estabelecimentos do ramo.

 

Comentários

Sobre o Autor /


Assine nossa Newsletter

Receba informações sobre a #RevistaVIU e fique por dentro das principais novidades.
Fundada em 2010 pela Alquimia Editora e Comunicação, A REVISTA VIU? atuante nos segmentos de moda, beleza, saúde, gastronomia, arquitetura, qualidade de vida, entrevista, roteiros, turismo, negócios e tecnologia vem se despontando como um grande canal de comunicação entre o público A, B e C+ atua no Planalto Central, Brasília, Pirenópolis, Anápolis, Posse, Formosa, Chapada dos Veadeiros, Alto Paraiso, Vila de São Jorge, Teresina de Goiás, Cavalcante e Goiânia.

Av. Valeriano de Castro, n° 119, Sala 01 - Galeria Santo Estevão

(61) 99676 3908

revistaviu@gmail.com