Após anos na Rede Globo, em 2017 assinou com a RecordTV para atuar na novela Apocalipse.
Com o pai, que foi prefeito da cidade duas vezes, aprendeu desde cedo a conviver com muita gente, subindo em palanques, frequentando comícios. Com a mãe, professora, aprendeu a gostar da beleza e amar a liberdade.
Decidida, Leona Cavalli viajou para Londres, onde assistiu um espetáculo chamado Motim. Depois da peça, ligou para o pai e disse que ficaria morando em Londres e que desejava ser atriz, e só voltaria ao Brasil para morar em Porto Alegre e fazer teatro. O pai não teve saída a não ser permitir.
Fez curso de teatro e entrou na UFRGS, no curso de Artes Cênicas e na PUC, no curso de Direito. Mas, largou tudo e foi embora para São Paulo na tentativa de fazer teatro profissionalmente. Lá, entrou para o curso de teatro da PUC, onde fez várias peças, e de lá pra cá não parou mais.
No cinema, Leona tem várias atuações. Ela fez Amarelo Manga, Cafundó, Através da Janela, Carandiru e Olga, entre outros. Na TV, participou das novelas As Filhas da Mãe, Da Cor do Pecado, Começar de Novo, Bang Bang e Belíssima. Participou da minissérie Amazônia e da novela Duas Caras, ambas da Globo.
Em 2008, após encerrar a novela Duas Caras, Leona participou de um episódio do seriado Casos e Acasos, também da Globo. Ainda em 2008, a atriz esteve novamente na TV, integrando o elenco da novela Negócio da China. Em 2012, fez uma participação na série As Brasileiras, no episódio A Justiceira de Olinda, e interpretou sua primeira vilã, Zarolha, no remake da novela Gabriela. Em decorrência do sucesso de sua sensual personagem Zarolha, surge convite para posar nua na edição de outubro de 2012 da Playboy. Aos 42 anos de idade a atriz mostrou excelente forma e o ensaio foi um sucesso de público e crítica.
Em 2013, esteve na novela Amor à Vida, de Walcyr Carrasco, interpretando a médica Glauce. Dois anos depois, é anunciada no elenco da novela Totalmente Demais, na pele de Gilda, uma moradora do interior do Rio de Janeiro e mãe da protagonista Eliza, interpretada por Marina Ruy Barbosa.
Em 2017, após anos na Globo, assina com a RecordTV para atuar na novela Apocalipse. Atualmente está em cartaz com a peça O Gatão de Meia Idade e em breve lançará seu livro infantil Bela Belinha, Uma Bonequinha.
Revista VIU? – Inverno 2018
#revistaviu? #viu? #inverno2018 #artista #leonacavalli