MOSAICOS FLEURY E BOTTEGA DO MALTE: GASTRONOMIA ITALIANA, ARTE E HISTÓRIA EM PIRENÓPOLIS

Por Tatiane Di Passos.

MOSAICOS FLEURY

É no Centro Histórico de Pirenópolis que está há mais de um século a primeira casa da cidade, localizada ao lado da igreja matriz, onde residia o excelentíssimo Antônio da Costa Nascimento, mais conhecido como Tonico do Padre, autor do Hino do Divino e responsável pelas pinturas do antigo forro da capela-mor da Igreja Matriz da cidade. Ícone em Pirenópolis, hoje é uma das únicas residências de uso dos descendentes do proprietário, mantendo as paredes de pau-a-pique e piso de tábua. A estrutura e as portas são datadas de mais de 300 anos.

A casa se tornou uma galeria de arte com um restaurante trattoria. A tataraneta do grande maestro Tonico do Padre, Djenane Fleury, hoje responsável pela casa, cresceu com a herança cultural e artística, e desde os seis anos de idade já dava os primeiros passos na pintura e desenho; atualmente é uma artista com várias habilidades, como o trabalho com madeira, prata e os famosos mosaicos feitos de pastilhas, azulejos, mármores, conchas e cerâmicas. Djenane restaura móveis e madeiras de demolição, além de todos os tipos de pátina. A artista recebe encomendas de todo o Brasil, com aplicação em variados espaços, como banheiros, duchas, piscinas, lavabos, espelhos, mesas e painéis decorativos.

IMG_9467

Djenane Fleury

A casa e galeria é acolhedora e está repleta de obras de arte: nas paredes, nos cantos, nos armários… Há cômodos com obras de artistas consagrados, como o fotógrafo Paulo Penna e a artista plástica Lele Macedo. Um espaço propício ao encontro, uma casa para quem aprecia boa arte e uma gastronomia exclusiva, num ambiente único.

Praça da Matriz, nº 1, Centro Histórico, Pirenópolis, GO.

62 9 9399 4384.
Instagram: @Fleury_Djenane.
Facebook: @MosaicosFleury.

BOTTEGA DO MALTE

Com sua cozinha tradicional e inovadora, o restaurante Bottega do Malte, há dois anos em Pirenópolis, se apresenta em um novo espaço, com experiências gastronômicas tipicamente italianas. O ambiente é convidativo, numa casa de época, com decoração rústica, paredes de tijolos à mostra e área ao ar livre nos fundos.

_MG_6336

Um olhar contemporâneo reflete a equipe culinária, os irmãos Pedro e Vinícius, que se integram na criação e na finalização dos pratos. Uma carta de vinhos, coquetéis italianos, espumantes e cervejas artesanais compõem o menu do Bottega do Malte, autêntica trattoria, restaurante de família. “As pessoas se surpreendem, recebendo um tratamento diferenciado, com um acholhimento especial e experiência única”, afirma o chef Pedro.

A cozinha do Bottega é inspirada nos sabores frescos da Itália, terra de origem da família. As massas, os molhos, os risotos e pães artesanais, tipicamente italianos – sem influência brasileira – como a pasta ao camarão simplesmente salteado com tomatinho cereja, são clássicas receitas mediterrâneas.

_MG_6519 (1)

Massa artesanal

Utiliza-se produtos brasileiros – como o queijo canastra, que é cru e feito de forma artesanal, trazendo qualidade e sabor ao prato ao substituir o parmesão. Matéria-prima brasileira, receitas italianas.

Impossível não escolher o principal prato da casa, o Risoto ao Ossobuco, que nasceu em Milão e já conquistou amantes. Outra sugestão é a massa carbonara com ovos caipiras e o Pappardelle do Chefe. Ingredientes como o manjericão, cultivado com sementes da Itália, fazem do Pesto uma inspiração.

IMG_9388

O famoso Risoto ao Ossobuco

O nome Bottega do Malte surgiu no momento em que a família ganhou bagaços de mosto cervejeiro de um mestre local, transformado em farinha de malte por um processo natural, agregando aos pães e às massas sabores únicos.

_MG_6686

Outra curiosidade da casa é o vinho artesanal biológico, fermentado de forma espontânea, dentro de um processo aprendido na Itália. Trata-se de um vinho jovem com todas as características de um bom vinho, com lágrimas e perfumes de frutas frescas.

IMG_9445

Praça da Matriz, nº 1, Centro Histórico, Pirenópolis, GO.

62 9 9531 2018 / 9 9465 0269.
Instagram: @BottegaDoMalte.

Eventos para até 120 pessoas.

Comentários

Sobre o Autor /


Fotógrafo, redator e designer, escreve para o portal VIU Magazine e é produtor da revista 'VIU?'. @MaxMullerMM

Assine nossa Newsletter

Receba informações sobre a #RevistaVIU e fique por dentro das principais novidades.
Fundada em 2010 pela Alquimia Editora e Comunicação, A REVISTA VIU? atuante nos segmentos de moda, beleza, saúde, gastronomia, arquitetura, qualidade de vida, entrevista, roteiros, turismo, negócios e tecnologia vem se despontando como um grande canal de comunicação entre o público A, B e C+ atua no Planalto Central, Brasília, Pirenópolis, Anápolis, Posse, Formosa, Chapada dos Veadeiros, Alto Paraiso, Vila de São Jorge, Teresina de Goiás, Cavalcante e Goiânia.

Av. Valeriano de Castro, n° 119, Sala 01 - Galeria Santo Estevão

(61) 99676 3908

revistaviu@gmail.com