Por Tatiane Di Passos.
MOSAICOS FLEURY
É no Centro Histórico de Pirenópolis que está há mais de um século a primeira casa da cidade, localizada ao lado da igreja matriz, onde residia o excelentíssimo Antônio da Costa Nascimento, mais conhecido como Tonico do Padre, autor do Hino do Divino e responsável pelas pinturas do antigo forro da capela-mor da Igreja Matriz da cidade. Ícone em Pirenópolis, hoje é uma das únicas residências de uso dos descendentes do proprietário, mantendo as paredes de pau-a-pique e piso de tábua. A estrutura e as portas são datadas de mais de 300 anos.
A casa se tornou uma galeria de arte com um restaurante trattoria. A tataraneta do grande maestro Tonico do Padre, Djenane Fleury, hoje responsável pela casa, cresceu com a herança cultural e artística, e desde os seis anos de idade já dava os primeiros passos na pintura e desenho; atualmente é uma artista com várias habilidades, como o trabalho com madeira, prata e os famosos mosaicos feitos de pastilhas, azulejos, mármores, conchas e cerâmicas. Djenane restaura móveis e madeiras de demolição, além de todos os tipos de pátina. A artista recebe encomendas de todo o Brasil, com aplicação em variados espaços, como banheiros, duchas, piscinas, lavabos, espelhos, mesas e painéis decorativos.

Djenane Fleury
A casa e galeria é acolhedora e está repleta de obras de arte: nas paredes, nos cantos, nos armários… Há cômodos com obras de artistas consagrados, como o fotógrafo Paulo Penna e a artista plástica Lele Macedo. Um espaço propício ao encontro, uma casa para quem aprecia boa arte e uma gastronomia exclusiva, num ambiente único.
Praça da Matriz, nº 1, Centro Histórico, Pirenópolis, GO.
62 9 9399 4384.
Instagram: @Fleury_Djenane.
Facebook: @MosaicosFleury.
BOTTEGA DO MALTE
Com sua cozinha tradicional e inovadora, o restaurante Bottega do Malte, há dois anos em Pirenópolis, se apresenta em um novo espaço, com experiências gastronômicas tipicamente italianas. O ambiente é convidativo, numa casa de época, com decoração rústica, paredes de tijolos à mostra e área ao ar livre nos fundos.
Um olhar contemporâneo reflete a equipe culinária, os irmãos Pedro e Vinícius, que se integram na criação e na finalização dos pratos. Uma carta de vinhos, coquetéis italianos, espumantes e cervejas artesanais compõem o menu do Bottega do Malte, autêntica trattoria, restaurante de família. “As pessoas se surpreendem, recebendo um tratamento diferenciado, com um acholhimento especial e experiência única”, afirma o chef Pedro.
A cozinha do Bottega é inspirada nos sabores frescos da Itália, terra de origem da família. As massas, os molhos, os risotos e pães artesanais, tipicamente italianos – sem influência brasileira – como a pasta ao camarão simplesmente salteado com tomatinho cereja, são clássicas receitas mediterrâneas.

Massa artesanal
Utiliza-se produtos brasileiros – como o queijo canastra, que é cru e feito de forma artesanal, trazendo qualidade e sabor ao prato ao substituir o parmesão. Matéria-prima brasileira, receitas italianas.
Impossível não escolher o principal prato da casa, o Risoto ao Ossobuco, que nasceu em Milão e já conquistou amantes. Outra sugestão é a massa carbonara com ovos caipiras e o Pappardelle do Chefe. Ingredientes como o manjericão, cultivado com sementes da Itália, fazem do Pesto uma inspiração.

O famoso Risoto ao Ossobuco
O nome Bottega do Malte surgiu no momento em que a família ganhou bagaços de mosto cervejeiro de um mestre local, transformado em farinha de malte por um processo natural, agregando aos pães e às massas sabores únicos.
Outra curiosidade da casa é o vinho artesanal biológico, fermentado de forma espontânea, dentro de um processo aprendido na Itália. Trata-se de um vinho jovem com todas as características de um bom vinho, com lágrimas e perfumes de frutas frescas.
Praça da Matriz, nº 1, Centro Histórico, Pirenópolis, GO.
62 9 9531 2018 / 9 9465 0269.
Instagram: @BottegaDoMalte.
Eventos para até 120 pessoas.