O álcool pode potencializar a sua limpeza!

Será que é certo utilizar o álcool para limpezas em geral? Ou o mais recomendado é usar os produtos que são exclusivos para limpeza doméstica? Veja agora os mais adequados para cada utilidade.

ÁLCOOL GEL
Com apenas 70% de pureza na fórmula e a evaporação é mais lenta, tornando esse tipo de álcool mais eficiente para desinfetar. Ele é o ideal para a limpeza, principalmente doméstica. Também é mais em conta, em relação aos outros tipos.

ÁLCOOL HIDRATADO
Altamente inflamável, com 95% de pureza. Os outros 5% da solução incluem água e um aromatizante malcheiroso para evitar que as pessoas bebam o produto.

ÁLCOOL ANIDRO
Com 100% de pureza, esse álcool de uso industrial provoca fogo na certa. Esse já não serve para limpeza, já que evapora instantaneamente.

Para sua limpeza ocorrer de forma segura, confira alguns materiais em que o álcool não deve ter contato, caso contrário pode danificá-lo: Fórmica

Borracha
Acrílico
Superfície de aparelhos eletrônicos

Em outros casos…

No caso de tecidos, estofados, espelhos, vidros, pia e eletrodomésticos, dentre outros, o álcool não oferece tantos danos e pode ser utilizado como agente desinfetante, porém com cautela. As orientações para esses casos são:

Opte pelo álcool gel, que é mais seguro, já que leva mais tempo para alastrar o fogo.
Leia a embalagem antes da utilização e verifique os locais em que o produto pode ser aplicado.
Faça pequenos testes no objeto em questão, já que o álcool pode manchar facilmente certos materiais.
O álcool evapora rapidamente e não deixa resíduos na superfície. O ideal é aplicá-lo com um pano umedecido ou diretamente no local.
Para usar em tecidos, como roupas, sofás e teto do carro, dilua o produto em água e aplique com um borrifador.
Armazene o frasco em uma área bem ventilada para evitar incêndios.

Mas, antes de tudo fique ciente de que:

O álcool é um produto altamente inflamável e um dos principais responsáveis por acidentes com queimaduras graves em adultos e crianças, no entanto, o álcool com graduação entre 46 a 65 graus exterminaram entre 98 e 99,6% dos microrganismos, segundo a Proteste – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor. Esse dado é comparável ao resultado de outros produtos de limpeza bactericidas.

Se você é daquelas pessoas que não abre mão no álcool na limpeza doméstica, fique atendo na diferença na utilização do álcool em gel e do álcool líquido. O álcool líquido tem 95% de pureza e, por isso, pega fogo rápido e evapora

Comentários
Marcado com:     ,

Sobre o Autor /


Assine nossa Newsletter

Receba informações sobre a #RevistaVIU e fique por dentro das principais novidades.
Fundada em 2010 pela Alquimia Editora e Comunicação, A REVISTA VIU? atuante nos segmentos de moda, beleza, saúde, gastronomia, arquitetura, qualidade de vida, entrevista, roteiros, turismo, negócios e tecnologia vem se despontando como um grande canal de comunicação entre o público A, B e C+ atua no Planalto Central, Brasília, Pirenópolis, Anápolis, Posse, Formosa, Chapada dos Veadeiros, Alto Paraiso, Vila de São Jorge, Teresina de Goiás, Cavalcante e Goiânia.

Av. Valeriano de Castro, n° 119, Sala 01 - Galeria Santo Estevão

(61) 99676 3908

revistaviu@gmail.com