Pirenópolis recebe o maior navegador do planeta em noite especial

Por Tatiane Di Passos.

Para quem gosta de se conectar com a natureza, a cultura e a gastronomia de Pirenópolis, nesta quarta-feira (29/11), foi a abertura do III Encontro Brasil Central Negócios e Turismo. Um convidado especial abrilhantou a noite de abertura. Pirenópolis recebeu um presente, um dos maiores navegadores do planeta, que mostrou que é possível. A grande diferença deste navegador é que ele não fez apenas viagens, foi além, mostrou que se constrói sonhos. Amyr Klink nos mostra que a viagem é tão importante como o destino, e ensina na prática que não basta ter o projeto, tem que colocar na ação e, assim, ele faz a viagem, constrói seus equipamentos, os seus barcos, faz seu planejamento e contextualiza toda a viagem em termos de melhoria e visibilidade da temática de sustentabilidade, colocando o Brasil em um patamar jamais alcançado se não fosse as ousadias de Almyr.

Para o diretor técnico do SEBRAE Wanderson Portugal Lemos este encontro é para contextualizar alguns temas abordados dentro desse projeto. A preocupação sempre é transformar projetos em ações. “O Projeto Brasil Central nasceu de um sonho em transformar o turismo do Centro-Oeste em grande ponto de rota dentro do Brasil.  E o que temos de melhor para oferecer?… Nós temos os recursos naturais, e esse projeto tem como norte preservar nossos recursos. Quando se trata de diversidades, a intenção é colocar nossa riqueza em evidência e mostrar que árvore em pé também é negócio, faz parte manter água de qualidade, o Cerrado, como maiores atrativos”, afirma Wanderson.

O evento está com participação das caravanas do Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Chapada dos Veadeiros, Luziânia e Formosa. A decoração e harmonização do espaço do evento, realizado no Cine Pireneus, está com um toque especial; a designer do Galpão Retrô-Ativo, Katia Porfirio, a convite da Secretaria de Cultura, ambientou o cinema com obras dos artistas Claudimar Pereira, Soraya Dib, Edmar Fernandes e Vera Michels.

IMG_6357[1] IMG_6860

PROJETO BRASIL CENTRAL TURISMO

Para Andréia Carneiro, coordenadora de turismo do Sebrae Goiás e atualmente gestora do projeto Brasil Central, que envolve Pirenópolis e a Chapada dos Veadeiros, o evento tem como foco chegar ao mercado conjuntamente. “O primeiro encontro e lançamento do projeto foi feito aqui, o segundo foi na Chapada e o terceiro novamente aqui em Pirenópolis. Toda a programação do evento está diferenciada, para não ficar em sala, para valorizar o melhor do local, a experiência da prática. Valorizar a gastronomia e a cultura local, os atrativos e principalmente trazer o conceito e a proposta da sustentabilidade, que a gente já vem implantando com alguns meios de hospedagem e para fechar o turismo de experiência. Na programação segue a vivência de Tocantins, que traz a história da Natividade, e exemplos como o Rio de Janeiro, que traz um projeto de sustentabilidade por meio de hospedagem. Nesta sexta-feira (01/12) trouxemos um modelo muito bacana que está acontecendo em São Paulo, que é o Slow Farm, toda a valorização da agricultura orgânica, num conceito de harmonização. Para que se entenda o alimento, a produção e as famílias, essa vivência acontece em Pirenópolis, no Refúgio Avalon”, esclarece Andréia.

Além da programação, há também uma oficina de roteirização, onde se cria roteiros integrados entre Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. “No evento foram dados brindes em forma de semente do Cerrado, como forma de chamar atenção dos empresários para esse novo formato de gerir. No fim de semana uma feira com artesanato na beira rio. O evento está bastante rico de informações e valorizando muito a cultura local”, finaliza a gestora.

IMG_6872 IMG_6842 IMG_6839 IMG_6838

 

Comentários

Sobre o Autor /


Fotógrafo, redator e designer, escreve para o portal VIU Magazine e é produtor da revista 'VIU?'. @MaxMullerMM

Assine nossa Newsletter

Receba informações sobre a #RevistaVIU e fique por dentro das principais novidades.
Fundada em 2010 pela Alquimia Editora e Comunicação, A REVISTA VIU? atuante nos segmentos de moda, beleza, saúde, gastronomia, arquitetura, qualidade de vida, entrevista, roteiros, turismo, negócios e tecnologia vem se despontando como um grande canal de comunicação entre o público A, B e C+ atua no Planalto Central, Brasília, Pirenópolis, Anápolis, Posse, Formosa, Chapada dos Veadeiros, Alto Paraiso, Vila de São Jorge, Teresina de Goiás, Cavalcante e Goiânia.

Av. Valeriano de Castro, n° 119, Sala 01 - Galeria Santo Estevão

(61) 99676 3908

revistaviu@gmail.com