Projeto CUIA

O Projeto CUIA encerrou no dia 21 de janeiro de 2017 seu primeiro ciclo de atividades em Pirenópolis. Com o apoio e patrocínio do Fundo de Arte e Cultura de Goias, a CUIA possibilitou a troca de saberes e fazeres da cultura popular goiana e da pernambucana. Foram oferecidas gratuitamente oficinas, seminários, apresentações e shows. Com foco na formação de multiplicadores culturais o projeto contou com a parceria da COEPI *Comunidade Educacional de Pirenópolis, da Nação do Maracatu Porto Rico e da Companhia Akdorge Maracatu.
Dentre as principais ações da iniciativa da CUIA estão:
oficina de construção de instrumentos artesanais (alfaia, agbe), seminários sobre Maracatu Nação, oficina de coco de roda e coco acatirado, oficinas de construção de tamancos usados no coco, seminário sobre cultura popular, seminário sobre criação de versos do coco, oficina de dança afro, shows com Adiel Luna, Coco de Feira, Isabella Rovo e Victor Batista do Camerata Caipira, Rodrigo Kaverna do Passarinhos do Cerrado, Akdorge Maracatu de Pirenopolis e Samba de Coco Raizes de Arcoverde.
Todo esse processo foi só o inicio de uma iniciativa que já visa desdobramentos através de novos ciclos da CUIA como também de acoes desenvolvidas pelos multiplicadores culturais formados pela CUIA. Um dos desdobramentos esta ocorrendo agora com a participação de alguns batuqueiros da Cia. Akdorge Maracatu no carnaval de Recife onde estão realizando intercambio cultural na Nação do Maracatu Porto Rico, ponto de cultura que realiza um grandioso trabalho sociocultural na Comunidade do Bode, bairro do Pina, na capital pernambucana e que recebe batuqueiros do mundo inteiro. A CUIA e um projeto que vai continuar juntando tudo em prol da arte, do Maracatu e das culturas populares.

 

materia1 (1) materia1 (2)

Comentários

Sobre o Autor /


Assine nossa Newsletter

Receba informações sobre a #RevistaVIU e fique por dentro das principais novidades.
Fundada em 2010 pela Alquimia Editora e Comunicação, A REVISTA VIU? atuante nos segmentos de moda, beleza, saúde, gastronomia, arquitetura, qualidade de vida, entrevista, roteiros, turismo, negócios e tecnologia vem se despontando como um grande canal de comunicação entre o público A, B e C+ atua no Planalto Central, Brasília, Pirenópolis, Anápolis, Posse, Formosa, Chapada dos Veadeiros, Alto Paraiso, Vila de São Jorge, Teresina de Goiás, Cavalcante e Goiânia.

Av. Valeriano de Castro, n° 119, Sala 01 - Galeria Santo Estevão

(61) 99676 3908

revistaviu@gmail.com