Quinta Santa Bárbara – Eco Resort

Pioneira em Pirenópolis, a Pousada Quinta Santa Bárbara foi inaugurada nos anos 80 e tornou-se um dos mais charmosos endereços do centro histórico da cidade, pela estrutura dos seus bangalôs, área de lazer completa e restaurante totalmente integrado com as áreas verdes do terreno.

01_qsb-1

Vista aérea.

 

Pelo tempo de operação e necessidade de solucionar um problema ambiental que surgiu na sua área, causado pela inexistência de galerias pluviais na cidade, os proprietários iniciaram em 2013 um planejamento para a reestruturação da Quinta Santa Bárbara.

Assim, surgiu um novo projeto arquitetônico, em estilo colonial, desenvolvido pela BSA Arquitetura. A incorporação ficou a cargo da Quinta Empreendimentos Imobiliários SPE Ltda, empresa que reúne grupo de investidores que acumulam mais de 30 anos de experiência em empreendimentos de lazer, hotelaria, incorporação e obras de infraestrutura.

Com uma proposta de valorização do conjunto arquitetônico da cidade, respeito ao meio ambiente e integração com a natureza, o Quinta Santa Bárbara será o primeiro Eco Resort sustentável de Pirenópolis.

Segundo os seus idealizadores, o conceito de sustentabilidade alcança a valorização dos artesãos locais, que irão fornecer peças decorativas para o hotel. Os seus funcionários serão prioritariamente de Pirenópolis e receberão treinamento profissional. Os colaboradores e hóspedes serão instruídos com informações de conservação e preservação do meio ambiente, num trabalho permanente de educação e conscientização das pessoas no meio em que se inserem, sem esquecer a cultura local, que também terá espaço aberto no Eco Resort.

O terreno, de 60 mil m², será ocupado com edificações em apenas 10% da sua área total. Outros 72% serão áreas permeáveis e contará com mais de 30 mil m² de áreas verdes, incluindo a área de preservação permanente (APP). Com baixo impacto construtivo, as edificações terão altura máxima de 8,5 m, em até dois pavimentos, num total de 192 apartamentos de um ou dois quartos.

Beneficiando centenas de famílias, no período de construção e comercialização e também durante a sua operação, o empreendimento será capaz de gerar 200 empregos diretos e indiretos.

O Quinta Santa Bárbara Eco Resort contará com três acessos distintos, que não passam pelo centro histórico de Pirenópolis. Os seus hóspedes serão estimulados a fazer passeios a pé ao centro histórico. O resort contará com 181 vagas internas de estacionamento, número maior do que o exigido pela legislação vigente.

Os moradores de Pirenópolis não precisarão se preocupar com a água e energia consumida pelo empreendimento, pois o Eco Resort terá abastecimento próprio de água servida por meio de poços artesianos doados à Saneago, cujo excedente será fornecido à cidade. A rede de energia que irá abastecer o hotel é de média tensão, diferente daquela que chega às residências unifamiliares e pequenos comércios, que é de baixa tensão. Também terá a sua própria Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), para tratamento de 100% dos seus resíduos, sem gerar poluição.

Com recursos próprios, será construída na Rua Santa Bárbara uma galeria de água pluvial com aproximadamente 48 “bocas de lobo” para a captação e escoamento de enxurradas. No terreno, está prevista a construção de uma galeria interna e bacias de amortecimento em sistema de gabião, bem como a recomposição da erosão que se formou no local. Essas obras também beneficiarão o bairro vizinho e a cidade.

A administração do Quinta Santa Bárbara será exercida por um dos parceiros investidores com larga experiência em hotelaria de luxo, a B3 Hotels. Os seus hóspedes terão maior tempo de permanência na cidade e consumirão no comércio local. Todos ganharão: o restaurante, o taxista, o guia de turismo, a padaria, o posto de gasolina, o comércio em geral, o setor de alimentos e bebidas, o mercado, o salão de beleza, a lanchonete, e, principalmente, a cidade, com uma hotelaria de elevado valor.

Ainda segundo os representantes da incorporação, os benefícios abrangerão a concorrência, pois o Quinta Santa Bárbara contribuirá com a divulgação do destino, para que Pirenópolis possa exercer a sua principal vocação, o turismo.

 

Mais informações: www.quintasantabarbara.com.br

 

 

Comentários
Marcado com:     , , , , ,

Sobre o Autor /


Assine nossa Newsletter

Receba informações sobre a #RevistaVIU e fique por dentro das principais novidades.
Fundada em 2010 pela Alquimia Editora e Comunicação, A REVISTA VIU? atuante nos segmentos de moda, beleza, saúde, gastronomia, arquitetura, qualidade de vida, entrevista, roteiros, turismo, negócios e tecnologia vem se despontando como um grande canal de comunicação entre o público A, B e C+ atua no Planalto Central, Brasília, Pirenópolis, Anápolis, Posse, Formosa, Chapada dos Veadeiros, Alto Paraiso, Vila de São Jorge, Teresina de Goiás, Cavalcante e Goiânia.

Av. Valeriano de Castro, n° 119, Sala 01 - Galeria Santo Estevão

(61) 99676 3908

revistaviu@gmail.com