Selo IG é lançado em Pirenópolis

 

 

Por Rosane Regis/ jornalista e designer de jóias

Há pelo menos 40 anos as joias em prata fazem parte do cenário da bela e histórica cidade de Pirenópolis e as primeiras lojas do seu Centro Histórico foram as joalherias.

Hoje, Piri, apelido carinhoso usado por turistas e visitantes de suas cachoeiras e festas culturais, é uma referência no turismo nacional e agora também ostenta o cobiçado selo IG – Indicação Geográfica de Procedência outorgado pelo INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial, tornando – se oficialmente a Capital da Prata do Brasil Central.

Um concorrido evento no Cine Pireneus, neste último dia 6 de dezembro, movimentou a administração municipal, o setor turístico,  joalheiras e joalheiros e especialmente, a comunidade para o recebimento desta distinção diretamente das mãos da chefe do Escritório Regional do INPI de Goiás Milena Dantas com a presença do Secretário de Cultura de Goiás.

Essa vitória é fruto do empreendedorismo, trabalho e união dos artesãos pioneiros, de uma geração de ouríves pirenopolinos e da ACEAPP – Associação Cultural e Ecológica dos Artesãos em Prata de Pirenópolis que, com o apoio da consultora do SEBRAE-GO Daniela Couto,  entrou com o pedido junto ao INPI em 12 de dezembro de 2017.

A arte da joalheria em prata do município criou um movimentado mercado de trabalho gerando emprego e renda e fixou uma geração de pirenopolinos na cidade como o atual presidente da ACEAPP, Rone de Morais que aprendeu o ofício com 14 anos!

Vale ressaltar que o IG das joias em prata de Pirenópolis é o segundo do estado de Goiás e o sexagésimo segundo do Brasil, o que coloca Pirenópolis em cena internacionalmente.

O próximo passo para a implantação definitiva do selo já foi dado pela ACEAPP : a criação do Conselho Regulador do Selo do IG local pois as exigências  para que uma joia ganhe seu certificado são bastante rigorosas e já tiveram seus critérios estabelecidos durante o processo do reconhecimento.

E outra boa notícia é sobre o novo projeto da entidade que pretende buscar parcerias já em 2020 para criar um curso profissionalizante de joalheria em prata para assim perpetuar esta arte milenar em Pirenópolis.

 

Comentários

Sobre o Autor /


Assine nossa Newsletter

Receba informações sobre a #RevistaVIU e fique por dentro das principais novidades.
Fundada em 2010 pela Alquimia Editora e Comunicação, A REVISTA VIU? atuante nos segmentos de moda, beleza, saúde, gastronomia, arquitetura, qualidade de vida, entrevista, roteiros, turismo, negócios e tecnologia vem se despontando como um grande canal de comunicação entre o público A, B e C+ atua no Planalto Central, Brasília, Pirenópolis, Anápolis, Posse, Formosa, Chapada dos Veadeiros, Alto Paraiso, Vila de São Jorge, Teresina de Goiás, Cavalcante e Goiânia.

Av. Valeriano de Castro, n° 119, Sala 01 - Galeria Santo Estevão

(61) 99676 3908

revistaviu@gmail.com